Criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o projeto visa aumentar a integração entre a vizinhança e as forças de segurança, por meio de ações integradas e comunicação ágil e facilitada entre os moradores e o comando.

Placa Informativa da existência do Programa Vizinhança Solidária no bairro
Placa Indicativa da Presença do Programa Vizinhança Solidária

A intenção é resgatar a percepção de segurança na sua região, uma vez que os vizinhos (dentre eles um tutor) aproximam-se um dos outros, afastando a indiferença para com o próximo. Quando você participa, é incluído em um grupo de Whatsapp/Telegram que possui um líder. Este, quando avisado de qualquer atitude suspeita, realiza um contato com a PM, agilizando a ação da autoridade policial. É importante salientar que esta ação não substitui a chamada ao 190, que deve ser realizada como de costume. Trata-se de mais uma forma de ação contra a criminalidade. A Polícia Militar também irá transmitir ao grupo participante dicas de segurança e palestras, bem como irá realizar visitas comunitárias e solidárias, dentro da programação definida para o projeto.

Como participar?

Em Taquaritinga/SP o Vizinhança Solidária ocorre no Parque Residencial Laranjeiras III e no Jardim Acapulco.

Se seu bairro já possui instituído o PVS, basta buscar o tutor do bairro e pedir a sua inclusão nos nos grupos e orientações sobre o programa. Caso seu bairro ainda não possui o programa implementado, é possível fazer contato com o comando da PM local para o desenvolvimento na sua região. Neste contato você receberá todas as orientações necessárias, direitos e obrigações dos participantes.

Notícias sobre o Programa

10/05/2019O Defensor: Equipe do Programa Vizinhança Solidária realiza reunião no Bairro Osmar Girotto
28/03/2019Tribuna Online: PM realiza audiência pública na manhã desta quinta-feira
22/11/2018Tribuna Online: Capitão Ricardo Costacurta Filho realiza audiência pública na manhã de quinta-feira
22/11/2017 O Defensor: Programa Vizinhança Solidária é implementado com sucesso em Taquaritinga
22/09/2017O Defensor: Programa Vizinhança Solidária instala placas informativas em Taquaritinga
21/09/201713º BPM/I: 2ª Cia da Polícia Militar de Taquaritinga inaugura implantação da Vizinhança Solidária no bairro Laranjeiras